HISTÓRIAS & LENDAS
Existem várias histórias de lendas e mitos sobre a origem do café e como foi descoberto, mas há uma mais conhecida, a história de um pastor de Kaffa chamado Kaldi, que aconteceu na actual Etiópia e que merece por muitos mais credibilidade apesar de mesmo assim ter duas variantes.

Na época que ocorre a lenda, a Etiópia ainda se chamava Abissínia e conta-se que Kaldi estava no pastoreio com as suas cabras a caminhar através de uma área montanhosa perto de um mosteiro. Ele notou que elas estavam a comportar-se de forma muito estranha naquele dia, e começaram a pular de uma maneira excitada, balindo alto e praticamente dançando nas pernas traseiras.
A fim dum tempo descobriu que a fonte da excitação era um pequeno arbusto com frutos vermelhos brilhantes. Ele ficou extremamente curioso e comeu as frutas, como as cabras, e com isso Kaldi sentiu os efeitos energéticos das cerejas de café. Depois de encher os bolsos com as frutas vermelhas, ele correu para a sua mulher em casa e ela o aconselhou a ir ao mosteiro próximo a fim de compartilhar esses frutos “enviados do céu” com os monges. Ao chegar ao mosteiro, os grãos de café de Kaldi não foram saudados com alegria, mas com desdém.
Um dos monges chamou a descoberta de Kaldi de “trabalho do diabo” e jogou tudo no fogo. No entanto, o aroma dos grãos torrados foi suficiente para fazer os monges darem a esta novidade uma segunda chance. Eles removeram o café do fogo, esmagaram-no para apagar as brasas brilhantes e cobriram-nas com água quente em um jarro para preservá-las. Todos os monges do mosteiro cheiravam o aroma do café e vinham experimentá-lo. Assim como os monges budistas que bebiam chá da China e do Japão, esses monges descobriram que os efeitos edificantes do café eram benéficos para mantê-los despertos durante a prática espiritual de orações e devoções santas. Eles prometeram que a partir de então eles beberiam essa bebida recém-descoberta a cada dia como uma ajuda para suas devoções religiosas.
Esta história tem seus primeiros registros escritos em 1671 e é, portanto, considerada apócrifa, e não uma história verdadeira da origem do café. Mas … nunca se sabe ...
Acredita-se que o personagem lendário de Kaldi teria existido por volta de 850 DC. Esse relato coincide com a crença comum de que o cultivo do café começou na Etiópia por volta do século IX. No entanto, alguns acreditam que o café foi cultivado desde 575 DC no Iêmen.