SOBRE NÓS
Este negócio teve inicio devido ás características únicas, mas subestimadas, do café recém-torrado e do facto de na generalidade não ser do conhecimento comum.

O grão de café verde uma vez torrado é um alimento fresco e "vivo", mas com o passar do tempo vai perdendo a sua vitalidade, começa a perder propriedades a partir de pouco mais de uma semana a 10 dias, acabando por se tornar num alimento "morto". Não importa se é selado a vácuo, lavado com nitrogênio ou qualquer outro processo de embalagem sofisticado, se guardar no frigorifico ou congelador ... não há nada que impeça a perda de propriedades.
Existem histórias e lendas mas a verdade é que ninguém sabe ao certo como de facto surgiu esta bebida maravilhosa ...
A humanidade evoluiu desde aqueles dias, duns poucos guias espirituais que consumiam esta bebida até aos dias de hoje, onde centenas de milhões de pessoas, como todos nós, em todo o mundo, bebem café todos os dias.
E por causa deste nosso desejo de beber esta bebida especial e massifica-la, sacrificámos a qualidade pela quantidade. Na YAGUARA Coffee, isso não acontece, faz parte da nossa missão recuperar os efeitos místicos poderosos do café recém-torrado e torná-los disponíveis ao maior número de pessoas possível.
O galho duma planta de café cultivada no Brasil, ou em qualquer parte do mundo, tem umas frutas parecidas com cerejas que têm sementes lá dentro, estas sementes são o que erroneamente chamamos de grãos de café, na verdade não são grãos, são sementes da fruta da planta do café.
Mais de 90% dessas sementes são provenientes de frutas que têm duas sementes, são as fêmeas, e apenas 5% a 10% têm uma semente, são os machos. Depois de torradas têm um sabor diferente, uma é mais amarga que a outra, mas isso é outro assunto que não vamos abordar agora.
Uma vez que as sementes são separadas da fruta, elas são secas e ficam com o aspecto que se vê na imagem.

Depois de devidamente secas, podem ser armazenadas durante meses ... e até anos. Mas, uma vez torradas, têm uma vida útil bastante curta e devem ser usadas para fazer café até 10 ou no máximo 15 dias de forma a obter a maior força e frescura e poder beneficiar de todas as propriedades. O café depois de torrado é como se fosse um alimento fresco e deve ser tratado como tal.
Durante o processo de torragem ocorrem mais de 1500 reações químicas diferentes. As sementes são completamente transformadas, do seu estado verde, seco e inerte, para um estado "vivo", torrado e fresco, onde todas as suas propriedades podem ser assimiladas pelo nosso organismo.
As sementes também se tornam num recurso farmacológico que pode beneficiar todo organismo com benefícios para a saude que apenas agora começamos a descobrir e entender.
Várias culturas de café ao redor do mundo torram café com foco na frescura e no consumo relativamente rápido, a fim de se obter e beneficiar de todas as maravilhosas vantagens que o café nos pode dar. As culturas comerciais de café torram as sementes do café com foco em marketing, embalagem e vida útil longa. As culturas indígenas produzem café "vivo", cheio de vida, potente. As culturas comerciais de café produzem café que ficam em armazéns e prateleiras durante várias semanas e meses e é velho e "morto".

Depois que o café é torrado e arrefecido, passa por um período que precisa assentar. Os grãos demoram um pouco para assentar, mesmo arrefecido, precisam desse tempo para que as propriedades do café sejam libertadas, sem este tempo elas não surjem.
Alguns testes realistas e precisos determinaram um tempo de pico de força para grãos de café de 11 a 20 horas após a torrefação. E uma data limite de frescura máxima de 8 a 10 dias após a torrefação. Há também diversos outros estudos sobre os benefícios do café, muitos deles mencionando alguns benefícios para a saúde, só que esses estudos não estudam café recentemente torrado, na verdade estudam café velho e "morto", ou então, os efeitos nas pessoas que bebem esse café velho e "morto".
O café recém-torrado tem muitos outros benefícios para a saúde de acordo com vários estudos que demonstram que é a maior fonte de antioxidantes nas nossas dietas. Um estudo relativamente recente mostrou que pessoas que bebem café tendem a viver mais, mas existe muito mais para descobrir sobre o café apesar de já existir há tanto tempo.
Muitos buscam o sabor do café perfeito, mesmo sem saber que sabor é esse, e isso deve-se a nunca terem tido a oportunidade de experimentarem um café feito a partir de grãos de café recém-torrado. Tentam de tudo, concentrando os seus esforços na atualização do equipamento de fabricação de café, mas sem grandes resultados porque não lhes ocorre que o café torrado que usam faz toda a diferença, experimentam de tudo mas sempre com café velho e "morto". Quando experimentam um café feito com grãos torrados recentemente, passam a saber de imediato a diferença.
A era da clarividencia do café está a começar. É hora de uma revolução e uma reinvenção da forma como cultivamos, processamos e preparamos os nossos alimentos, e o café não é exceção. A Natureza deu-nos a dádiva dos super-alimentos, que ajudam a sustentar a nossa vida, aumentam e energizam a força vital dentro de nós, para que possamos existir de forma saudável, eficaz e poderosa.
O café recém-torrado e fresco aumenta a capacidade de concentrar os nossos pensamentos e atenção para criar e manifestar os nossos sonhos, é por direito próprio um super-alimento poderoso quando consumido desta forma, sempre fresco, pode ajudar a humanidade a fazer o mesmo.
